Em 1870, há mais de 138 anos portanto, L. S. escreveu aquela que seria a sua obra mais “revolucionária” para aquele tempo, como “actual” para os dias de hoje recentemente traduzida com o título de “INSULTOS A CHEFES DE ESTADO”.
Um livro que recomendo a todos os blogueiros porque obriga-nos a pensar no nosso papel social, na responsabilidade individual e colectiva de cada um, enfim na responsabilidade dita de cidadania.
Para ele todas as constituições, como as leis em geral são ilegais, e explica-o..., com efeito depois de ouvir a sua explicação somos obrigados a concordar ou ... a ceder às amarras da demagogia.
Para si (L. S.) só um direito existe e só uma fonte de direito deveria servir de constituição universal, a aplicar em todo o globo, a todos os países: O DIREITO NATURAL e explica porquê e... nós concordamos.
Enfim...
Uma obra e peras, de onde se extrai um pequeno excerto:
“Qualquer governo, sem excepção, não é mais do que “uma associação de ladrões e assassinos”. Uma proposição que parece um insulto mas não é, pois L. S. prova ser uma “constatação de uma inegável realidade”. Lysander Spooner “demonstra-o com uma lógica sem falha baseada nos princípios gerais do Direito, da razão e da justiça”, e, a sua originalidade inovadora e a principal força da sua argumentação estão em não atacar um tipo particular de governo, epifenómeno geralmente julgado pelos seus actos, mas em elevar o debate a um nível mais alto e em provar a invalidade de qualquer Constituição".
(...)
Com este aperitivo, aqui deixo uma sugestão a todos os concidadãos e amigos da blogosfera.
Saudação a todos
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Som muito bom!!!
Obrigada pela visita e espero que a sua semana seja muito boa também...
Tomei nota do nome da obra e do autor e logo que possa passarei pela FNAC, se houver compro e vou ler...
obrigada pela informação, deve ser bem interessante.
Abraço
Enviar um comentário