Há gente viva que ainda se lembra de lembrar o que deve ser lembrado.
Há gente viva que já esqueceu o que nunca deveria ter esquecido.
Há gente que afirma que no meio está a virtude.
Hesito optar por qualquer uma das tendências.
Hoje apetece-me dizer que a virtude está onde existe gente que ousa lutar contra a meledicência do poder instituído.
É pois nesta cartografia de posições que hoje me permito recordar algo que irá ofender algumas mentes e sementes de puritanismo: recordo as Forças Populares 25 de Abril.
As FP-25 sigla que as tornou imortalmente famosas deixaram uma marca indelével na História de Portugal.
Não se pense que com isto faço a apologia do Terror, do Sangue ou da Morte, pelo contrário...
Se cuidar de ler nas entre linhas ver-se-á que hoje, num só ano, um numero infinitamente maior de portugueses CONTINUA a ser vitima de ASSASSINATO.
A diferença é que estes homicidios (genocídios até) são "perdoados" e "legitimados" pela lógica do Poder, e porque decorrem da acção governativa, a cultura da inevitabilidade apodera-se da crítica distanciada abrindo as portas do laxismo, do permissivo, da penitência legalista, da purga sufragista e da insensibilidade ao dolo e a responsabilidade que decorre de um certo quadrante tido por inimputável.
Será que tudo se explica no desencontro de lógicas?
Ou será que o bem e o mal deriva sempre da lógica do Poder, e é este quem define, a cada momento, o que é bom e mau, o que é lindo ou feio, o que é desmesura ou virtude o quem é crápula, patife ou assassino.
Tudo é explicável não sei, mas sanável por certo sim, numa lógica de Poder.
VEJAMOS:
"Quando um reformado entra numa farmácia e só compra um terço da medicação prescrita para resguardo da sua parca saúde, porque a sua reforma não chega para a restante medicação", há sempre gente disponível para "tapar o crime com uma peneira" vomitando argumentos do género "a política de saúde está errada, não leva em conta o problema dos reformados e dos idosos".
"Quando um activista clandestino, depois de uma noite de espera, coloca o engenho mortal no carro do explorador, vigarista e crápula que outra coisa não fez na vida senão explorar os desgraçados", haverá sempre gente disponível para dizer que "o terrorismo tem de ser combatido e irradicado".
Se olharmos com isenção e distanciameto para os dois exemplos escolhidos veremos que a simetria e a diferença traduz apenas e só uma visão parca e inquinada, um olhar parcial.
O que para um caso é contumélia delituosa, para outro (igualmente delituoso) não passa duma apóstema da política...
É pois na clausura deste emplastro de estribos (imorais) e nesta dialéctica de imparcialidade (e especialmente de desumanidade) que somos forçados a viver e convidados a participar neste bizarro jogo de crueldade quando de quatro em quatro anos nos pedem para ...
COM A MORTE DAS FP-25 MORREU A VERDADEIRA OPOSIÇÃO AO DESPOTISMO DO PODER, DIGO EU...
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
O jogo está a ser comandado pelos pseudo SALVADORES DA PÁTRIA!
andam mascadados de cordeiros, mas são lobos esfomeados e prontos a atacar as vitimas, com uma postura e um verniz, que por vezes conseguem disfarçar e convencer...especialmente quando estão próximas eleições...
Abraço... e mais uma vez o dedo está posto na ferida dum povo...
Li este blog com alguma atenção, apesar de por aqui já ter passado antes!
Dou-lhe os parabéns Sr Major...é um homem corajoso e íntegro! Vá em frente e não desista!! Vale a pena a luta...nem que seja um modo de plena satisfação pessoal...!!
Já não acreditamos em milagres...(eu não acredito) ou na redenção de quem comanda.
Isto tem a ver com educação e cultura de um povo, que já provou que não quer agarrar a oportunidade de mudar...
Abraço de uma blogueira
CPO
Enviar um comentário