Se nos apressarmos a responder a esta questão, certamente que iremos errar.
Com efeito trata-se de uma pergunta incisiva e não linear e para perguntas incisivas e não lineares não podemos esperar respostas lineares, sob pena de erramos.
Os que buscam a resposta não linear encontrarão razões para coincidir com esta minha curta análise…
Tenho para mim que há dois vencedores concretos e substantivos nesta eleições.
Um é o corolário de um movimento de cidadania em crescendo desde há muito anos e que apelidei, passe a imodéstia da falta de originalidade, de “Maioria Silenciosa”, quiçá em memória do velho general Lusitano: a ABSTENÇÃO.
O outro é indiscutivelmente o Bloco de Esquerda.
Os que procuram uma resposta linear dirão que foi o PSD.
Caricatamente até na sua linear expressão se enganam pois o PSD (ou o PS, se fosse esse o caso) nada ganhariam pois quem ganha no seu lugar é a força oculta que ambos representam e que responde pelo nome de BILDERBERG.
Valha-nos a maioria silenciosa que lenta, mas decisivamente, está tomando nas próprias mãos as rédeas do poder.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Eu não me abestive...mas votei NULO...e, dei asas à minha imaginação de dizer o que acho, escrevendo no boletim de voto, tudo o que penso..não entendo esta euforia de ganhadores...cada vez acho mais que isto é tudo uma palhaçada!!!
abraço
Respeito as opções da tal "Maioria Silenciosa". Mas considerá-la um movimento de cidadania que "lenta,mas decididamente, está tomando... as rédeas do poder"??? Que poder, meu amigo??? Serás capaz de me explicar que ganham os teus concidadãos com esse poder? Winston Churchill dizia que " a democracia é o pior dos regimes políticos...exceptuando todos os outros". Eu acrescento que a principal virtude da democracia é a alternância de poder.E porque os silêncios sempre me incomodaram, eu voto! E porque voto, hoje, sinto-me feliz! E sinto-me feliz porque o meu voto ajudou a baixar a "crista" de um PM que abusa, arrogantemente, de uma maioria absoluta que não é sua. É nossa!!! Daqueles que votam!!! Abraço Rita
O Bilderberg controla isto tudo... mas tb se dá ao luxo de permitir algum livre arbitrio.
Para a Europa, ganhar o PS ou o PSD deve ser indiferente. São cães que obedecem ao mesmo dono.
De resto, mesmo o PSD ganhador pouco mais colheu que 30% dos cerca de 30% que votaram... o que corresponde a dizer que deve ter tido na realidade uns 10% de apoio do total de eleitores existentes. Como nem todos os portuguesers têm direito a voto, nem sequer 10% dos portugueses votaram no PSD...
Isto são brincadeiras de aritmética, mas dá para meditar sobre a grandeza das coisas.
Sou dos que defendo que a ABSTENÇÃO devia estar representada nos parlamentos. E tb acho que a culpa de haver tanta abstenção não é só dos eleitores. Pedagogicamente devemos até partir do princípio q a culpa é dos políticos e do péssimo exemplo que dão.
Sugiro até que os eleitores passem a ter direito a um voto sim, mas que tanto pode ser POSITIVO como NEGATIVO. Dar o caracter negativo a um voto e dirigi-lo por exemplo para o PS significaria que o votante além de não acrescentar nenhum voto a nenhum partido, retirava um neste caso ao PS....
Venceram as senhoras e os senhores que fazendo parte de listas partidárias vão agora para o "centro" da Europa trabalhar... escrever textos, uns mais longos que outros, e que brevemente serão incorporados na nossa legislação "nacional". Infelizmente estes vencedores já vão para lá formatados, e os tais textos que irão escrever e/ou votar serão o resultado não do que é melhor mas do que é necessário!!! Não para mim nem para si, para para eles e para os que os formataram!!!
Enviar um comentário